Manual de Instruções

Bem vindo ao meu manual de instruções.
Aqui tem informações muito simples de como lidar comigo, minhas chatices, minhas manias...
Então, se você algum dia pensa em se relacionar comigo, seja profissional, pessoal ou afetivamente, saiba os prós e os contras...

RELAÇÕES PESSOAS – AMIZADE

Não abuse. Nunca abuse. Nunca pense que por eu ser seu amigo, você vai poder contar comigo para resolver seus problemas pessoais, amorosos ou financeiros. Não conte com isso. Para chegar nesse ponto (por que sim, eu tenho amigos para os quais eu faço isso, mas estão numa categoria chamada seletíssimos, e para entrar nesse nível são anos de convivência e poucas pisadas na bola)
Aliás, falando em pisar na bola... Nunca, repito, NUNCA pise na bola comigo. Mais abaixo há uma lista de coisas que eu não curto, então NUNCA faça nada disso comigo. Se fizer, certifique-se de já estar incluído no nível dos seletíssimos, por que aí sim você vai ter mais uma, ou no máximo duas chances comigo.) Se pisar na bola, parceiro... comigo é uma vez só. Não pise na bola nunca.
Não faça parcerias financeiras comigo. Aliás, é o tipo de coisa que eu já não faço com amigos, mas tenho um problema muito grande em falar não. Consigo falar não só uma ou duas vezes, depois eu acabo cedendo em favor do amigo. Mas me obrigando a fazer uma parceria financeira com você, já consegue despencar no conceito amizade. Dinheiro e amizade nunca dão certo. Já é difícil numa família ou num casamento... Então, se liga. Não vou montar empresa, não vou pagar viagem em sociedade antecipada nem vou investir em nada que não seja de minha própria idéia ou vontade.
Fale suas insatisfações comigo, na minha presença e olhando nos meus olhos. Se você reclamar da minha pessoa a alguém e eu ficar sabendo, já era. Nunca vou te destratar, mas também não conte mais com meu apreço.

Aqui segue uma lista básica de coisas que eu não suporto, e considero “pisadas na bola”

* Nunca me chame para ir com você em uma festa e me deixe sozinho se eu não conhecer ninguém no evento. NUNCA

* Nunca me coloque para conhecer a “amiga” da sua peguete, porque eu sou o cara mais sistemático desse mundo e eu gosto de conhecer as meninas as quais me sinto atraído... nunca gostei de ficar no papo solitário com uma estranha, sendo ela linda ou não.

* Nunca me leve em bordeis, puteiros e afins. Se tem uma coisa que eu tenho birra é de puta. Não sou puteiro, não gosto de puteiro, não saio com prostituta. Não pago por sexo e, embora eu não condene quem faça isso, acho um desperdício de dinheiro, tempo e qualquer outra coisa que possa ser característico disso.

* Não fique com ex-namorada minha. NUNCA. Fica com minha irmã, mas não fica com ex minha. Rolinho em todo caso é normal, entretanto, não fique também criando clima com a menina enquanto ela estiver comigo. Seja homem.

* NUNCA FIQUE COM MINHA IRMÃ. SE você realmente é meu amigo, nunca arraste asa para minha irmã. Em hipótese nenhuma. Saiba que se você ficar ou namorar com minha irmã, seu status é rebaixado de amigo para cunhado, e isto implica que: Término de namoro é igual a término de convivência. Sem ressalvas.

* Nunca me faça mentir para tua(teu) namorada(o). Se você trair, enganar ou qualquer coisa no gênero, se vire sozinho(a). Eu não acoberto situações que eu não gostaria que acontecessem comigo. (Salvo se você estiver no seletíssimo. Não vou concordar mas, muito contrariado, vou fazer)

* Não peça meu carro emprestado (Salvo se você estiver no seletíssimo). Eu não empresto carro. Você me empresta a tua mulher? Então...

* Não me peça dinheiro emprestado (Salvo se você estiver no seletíssimo). Não empresto dinheiro. Novamente, você me empresta tua mulher? ...

* Só fique bêbado se tivermos combinado de sair para isso. Se é uma festa particular, de igreja ou de conhecidos, NUNCA FIQUE BÊBADO.

* Não compre, use, transporte ou fale de drogas comigo ou na minha presença. Não uso droga nenhuma, nunca usei, nunca vou usar e nem suporto quem usa. Aliás, se você usar e quiser ser meu amigo, nunca deixe que eu saiba que você usa. NUNCA

* Não me encoste a mão. Não fique pegando, nem cutucando, nem dando tapas de brincadeira. Evite contato físico. Converse com a boca, não com a mão. Chame com a boca, não com pequenos cutucões. Não vou negar um abraço, mas odeio melação de homem. Se você for uma garota, as regras também se aplicam a você. Sou carinhoso e tudo o mais, mas andar de mão dada, abraçado ou ficar de carícias é coisa exclusiva de namorada. E a menos que você esteja incluída no seletíssimos, evite contato físico.

* Não fume excessivamente perto de mim. Até suporto alguns cigarros, mas tenha a fineza de ficar longe enquanto fode seus pulmões, pois não sou fumante, nem ativo e nem passivo.

* Não insista quando eu disser não. NUNCA INSISTA. Eu não sou mulher. Quando eu digo não, eu quero dizer não mesmo. E se você insistir, possivelmente farei algo que não quero fazer e vou ficar contrariado com você, acabando com a sua alegria e com a minha.

* Não esqueça meu aniversário, que é dia 05 de outubro. NUNCA.

* Respeite minhas decisões e minhas ideologias. Não precisa concordar comigo, mas nunca tente mudar minha opinião sobre alguma coisa. Adoro discutir sobre todo tipo de tema, e talvez você até pode conseguir mudar minha opinião com seus argumentos. Mas nunca tente me empurrar uma idéia goela abaixo.


RELAÇÕES AFETIVAS – Namoro e/ou Rolo

Me considero um bom namorado. Não costumo pisar na bola, nunca traí namorada nenhuma (E NUNCA TRAÍ MEEEESMO) e nunca disse que eu gostava de alguém sem ter gostado. Sou chato, sistemático, gosto das coisas muito certas e odeio infantilidades. Geralmente eu gosto de meninas mais velhas do que eu, por que tive muito problema de maturidade com as mais novas. Não tenho tabus com nada, sou super aberto, odeio joguinhos como será descrito abaixo e sou prático. Ou se gosta, ou não se gosta. Não tem meio termo. Também sou muito decidido sobre as coisas que eu quero ou não. Confira:
 
*Primeiro de tudo, sou hétero. Sempre fui, sempre vou ser, sempre gostei de mulher e sempre vou gostar. Não sou homofóbico e posso ter amizade com qualquer pessoa., independente de dua orientação sexual, religião e tudo o mais. Mas para envolvimento afetivo/sexual, somente garotas.

* Eu não curto ficar, então a gente pode até ter um rolinho e tal, mas minha criação é a de que se você sai com uma garota, você tem que ter boas intenções sobre ela. Então, se está afim só de uma noite de sexo, converse a respeito comigo. Posso até consentir com isso, mas há de ser deixado bem claro.

* Eu não sou cara de várias mulheres. Não traí ninguém até hoje, e espero essa reciprocidade para com minha pessoa. Se você é volúvel, e gosta de ter vários parceiros, eu não te condeno. Mas fique bem longe de mim.

* Eu amo mulher carinhosa. Tenho asco de mulher seca e fria. Entretanto, aquilo que se diz sobre tudo que é exagerado é ruim, é a mais absoluta verdade para mim. Então, não mande mensagens demais, não me ligue no meu horário de trabalho e se eu não te atender quando me ligar, espere eu te retornar. (Salvo se for algo EXTREMAMENTE URGENTE E IMPORTANTE)

* Nunca pare uma transa no meio. NUNCA. Não importa se você viu alguma barata, algum fantasma ou se acha que tem alguém escutando atrás da porta. Não pare. Tenha foco e concentração no que está fazendo.

* Se você tem algum tabu ou alguma restrição na cama, diga antes, e não durante. Sou o cara mais adaptável a qualquer situação. Sou maleável e posso “dançar conforme a música”, mas nunca me deixe desconfortável num momento íntimo. JAMAIS.

* Nunca, em hipótese nenhuma, sob circunstância alguma saia com outra pessoa enquanto estiver comigo. Nem para beijar, nem para transar. Seja honesta com você e comigo. Ninguém é obrigado a ficar com ninguém, mas sou machista na opinião de que, se está comigo, está só comigo. E lembre-se, não estou pedindo nada aqui que eu não ofereça também. Então, se te exijo isso, é por que dou também em troca.

* Não me obrigue a estar em um lugar que eu não queira estar. Nunca vou te proibir de ir em lugar nenhum com ninguém. Mas se eu não estiver a fim de ir, e te deixar ciente disso, não torne nem a minha e nem a sua noite infeliz.

* Nunca mexa em meu celular sem que eu saiba. Nunca vai ter nada de comprometedor, mas nunca mexa. Nunca procure mensagens nem telefones. Se você conseguir achar alguma coisa, com certeza vai ser algo velho que eu esqueci de apagar mas que vai se tornar um incêndio imenso. Sempre que começo a namorar eu dou uma busca nas mensagens e telefones para excluir coisas que não foram excluídas... Mas sempre passa algo batido. Então, nunca mexa. (A não ser que eu te peça para ligar para alguém ou então que você me peça para olhar.)

* Não questione sobre minhas ex namoradas. Sou um ser humano e tive envolvimento como qualquer outra pessoa, sentimental e fisicamente. Mas passado é passado. Nunca questione coisas do tipo: “Ah, mas se ela te procurasse você voltaria né?” Não sua burra, eu não voltaria. Não volto com ex. Já tentei uma vez para saber que isso não funciona. A vida segue adiante, e nunca para trás. Então, esse tipo de questionamento só vai servir para criar um mal estar, e também para eu te chamar de idiota.

* Não fale nunca sobre seus ex namorados. Não quero saber como eram na cama, nem o que faziam, nem sua rotina. Não interessa. Tenho o péssimo defeito de tomar nojo de uma garota quando imagino ela na cama com o ex (mesmo sabendo que isso existiu). Não me conte detalhes, e se por acaso você passar em algum lugar que te lembre de um momento, bom ou ruim com teu ex, guarde apenas para você. Eu não quero, não preciso e faço questão de nunca saber.

* Nunca vou te proibir de ter amizade com os pais do teu ex, nem com a família. Mas evite comentar sobre eles comigo. Acho isso chato e desnecessário.

* Nunca vou te proibir de ter contato com seu ex. Se você está comigo é por que quer estar comigo. Agora, lembre-se que ter contato é diferente de ter amizade. Lembre-se do que falei sobre te imaginar na cama com ele, e se por acaso você tiver amizade com ele, e eu acabar o conhecendo, vou inevitavelmente criar a imagem na minha cabeça: “Esse cara comeu minha namorada”. É machista falar assim, mas é assim que um cara pensa. Não me deixe nunca ter esse pensamento.

* Não bato em mulher. Não uso força física e não acho que as coisas se resolvam na pancada. Portanto, NUNCA encoste a mão em mim também. Lembre-se da lei da reciprocidade, e saiba que embora eu nunca tenha encostado a mão em mulher nenhuma na minha vida, não pensaria duas vezes em me defender de uma agressão.

* Nunca vou te proibir também de ter amizade com homens. Quem faz isso é gente insegura. Entretanto, não fique se esfregando neles. Acho que toda mulher tem dois ou três melhores amigos, e a intimidade de um abraço e de um beijo é normal. Mas se você tem mais de 4 melhores amigos que te tratam assim, você não serve para mim.

* Eu tenho uma vida independente da sua. Você também. Então, não vincule suas escolhas às minhas. Nunca perca uma oportunidade profissional por minha causa pois eu nunca perderia uma por sua causa. Já perdi coisas assim, e te asseguro que não valem apena.

* Não me cobre horários. Eu já cumpro uma jornada de trabalho bem árdua, e meu relacionamento com você vai ser para viver coisas boas e agradáveis, não regradas e cronometradas. Obviamente que um compromisso com amigos ou família é diferente. Mas não me irrite cobrando que horas eu vou chegar num domingo na sua casa.

* Não me cobre organização em casa. Sou desleixado, meu quarto é bagunçado (embora minha casa sempre foi organizada nas vezes que morei sozinho), minha toalha seca na cadeira do computador e minha carteira sempre fica perdida pela casa. EU NÃO VOU MUDAR POR CAUSA DE VOCÊ.

* Não crie roteiros íntimos (no sentido de instrução de uso). Odeio coisa roteirizada. Coisa legal acontece espontaneamente. Não mude isso. Não fique indicando o caminho como se fosse um GPS. Mostre com atos, não com palavras.

* Nunca confirme nenhum programa com terceiros sem falar comigo, a não ser que você queira correr o risco de ter que ir sozinha.

* Se eu falei algo que você não gostou, em qualquer situação, seja franca e diga. Entretanto, seja sutil e educada ao me falar. Não utilize MSN nem email para dizer algo que não gostou. Posso interpretar seu jeito de falar de forma diferente.

* Nunca termine por email, telefone, carta ou MSN. Seja madura, olhe nos meus olhos e diga o que está sentindo. Nenhum término de relacionamento é fácil, e os dois sabem disso. AS duas partes ficam chateadas e eu sei disso. Se eu tiver que terminar um dia, farei isso pessoalmente e olhando nos seus olhos. Faça o mesmo.

* Nunca omita o fato de que é comprometida. Status em redes sociais que falam sobre  sua posição civil são completamente desnecessários, entretanto, se algum cara te conhece, seja no mundo real ou virtual, deixe claro que você no momento só pode oferecer amizade, informando que já é comprometida com alguém.

* Feche as portas para futuros relacionamentos enquanto estiver comigo. Tem nada mais chato do que você namorar uma garota que fica colocando macho na fila, do tipo “se não emplacar com esse aqui, aquele ali dá certo”. Ninguém fica sozinho, e se você não der certo comigo, vai encontrar outras pessoas na sua vida e vai acabar gostando delas. Se permita viver uma coisa de cada vez.

* Espaço. Geralmente quando eu namoro, eu gosto de fazer quase tudo junto com a garota... QUASE TUDO. Então, quando eu quiser jogar uma sinuca com amigos, ou nos dias do meu jogo de futebol, ou na hora da minha caminhada, ou quando estou treinando jiu jitsu, ou fazendo academia, é um momento meu. Respeite. Isso não vai tomar mais do que 2 ou 3 horas do meu dia inteiro com você, e não é todo dia também.

* Não minta. Nunca. Quando precisar de sair com alguém, alguma amiga ou amigo que esteja precisando de você para desabafar ou para resolver um problema, me deixe ciente disto. Não vou me intrometer em assuntos dos seus amigos, não vou junto para vigiar, não vou ficar com ciúmes nem vou achar que você está saindo para me trair. Não perca minha confiança.

* Eu gosto de pagar a maioria das vezes de quando vou a um barzinho, restaurante e similares. SE for um programa a dois então, eu faço questão de pagar. Fui criado assim. Mas quando for um encontro de amigos em um bar ou uma viagem, seria ótimo ter ajuda nas despesas.

* Não abuse da minha boa vontade. Nunca ofereça favores a outras pessoas em meu nome. Consulte-me antes. Adoro ajudar, mas gosto de ser o primeiro informado quando farei algum auxílio.

* Como eu já disse, eu tenho um problema sério em dizer não. Quando perceber que eu não quero fazer algo, não insista.

* Sempre estarei disposto a fazer qualquer coisa. Até mesmo quando estou cansado eu saio. Então, se você perceber que tive um dia cheio e não estou muito afim de fazer nenhum programa, não proponha. Uma das coisas que mais solidificam meus sentimentos por uma garota é ela pensar um pouquinho em mim de vez em quando.

* Minha fase de festinhas com universitários, menininhas com shortinhos curtos e caras bêbados puxando o cabelo da minha namorada já passaram. Balada, boate e muvuca com som alto e pouco espaço para conversa não me seduz mais. Então, sabia que se você for namorar comigo, vai namorar um tio de 27 anos. Sou muito mais ligado em viagens do que torrar dinheiro numa boate. Vez ou outra não tem problema, eu até vou e gosto. Mas todo fim de semana, sem chance.

*Eu gosto de viajar. Se você não gosta ou se seus pais não deixam (considerando que não vai acontecer por que prefiro mulheres mais velhas), nem tenta se relacionar comigo. Sou imprevisível, e posso decidir de um dia para o outro pegar a estrada e fazer uma viagem legal.

* Não roube meu dinheiro. Sim, já aconteceu uma vez e tenho mágoa da menina e da mãe por causa disso até hoje, porque agiram em conjunto. Eu não gosto de emprestar dinheiro (tão pouco de pedir emprestado), mas se ta precisando de grana, me pede. Por favor, não roube. Se eu te oferecer grana emprestada, vou fazer isso de coração e ficaria feliz se você aceitasse. Mas não subtraia meus valores, meliante!

* Vista se bem. Uma mulher bem vestida é essencial.

* Tenha bom gosto para se vestir. Eu gosto de vestidos curtos, não tenho problemas com decotes nem com pernas à vista. Mas saiba onde o bom gosto termina e onde o vulgar começa. Roupas exageradamente curtas não me seduzem. Nem em você que é minha namorada nem nas outras que não são.

* Use perfume. Cheiro de sabonete é foda.

* Seja delicada. Mulher tem que ser delicada. Nada de arrotar, peidar, rir alto, falar alto ou cuspir igual a um cara. Me ajuda a gostar de você.

* Não faça muita manha. Eu adoro mimar uma garota, mas quando ela parece uma menina de 13 anos dá vontade de vomitar.

* Seja educada. Classe, educação e respeito não depende de situação financeira. Depende de berço.

* Nunca, em hipótese nenhuma, mas NUNCA MESMO discuta problemas pessoais nossos com outras pessoas. E tome cuidado com a amiga que vai escolher para desabafar. Não tem nada pior do que algum conhecido chegar para você e dizer: E você com a fulana. Melhoraram? Pararam as brigas?

* Nunca discuta, conte ou compare nossa vida sexual com sua melhor amiga. NUNCA. Não tem nada pior do que aquela melhor amiga te olhando e pensando “safadinho”, ou “você não me engana com esse jeito quieto”... O íntimo é pessoal e intransferível.

* Seja política. Mesmo que você esteja me odiando naquela noite, por aqualquer motivo que seja, segure minha mão e sorria em algum encontro de amigos ou família. Ninguém é obrigado a escutar nossos problemas, caso eles existam.

* Esteja disposta a fazer dar certo. Não comece a me namorar só “para ver se vai dar certo”. Esse tipo de coisa a gente descobre nas primeiras vezes em que sai. Se eu te preguei um beijo e você não curtiu, desencana e não saia mais vezes comigo. Coração não se engana, não se ilude. Esteja segura de si mesma antes de assumir qualquer coisa.

* Seja segura. Sempre. Eu não traio, e se estou namorando, não tenho motivos para te trocar por outra pessoa, nem por uma noite de sexo. Não é assim que funciona. Então, não perca nem seu tempo nem o meu questionando se estou ou não saindo com outra pessoa. Isso não existe.

* Seja uma soma boa na minha vida. Não um pesadelo. Não faça joguinhos. Isso é coisa dos anos 90. Não me passe ciuminho bobo. Eu confio no meu taco e só piso em terreno firme. Se você demonstrar que não é uma pessoa segura e confiável, vou estar em outra antes que você possa respirar. Se liga. Maturidade em primeiro lugar.


RELAÇÕES PROFISSIONAIS

* Não estabeleça metas descabidas. Tudo faz parte de uma pesquisa de mercado, e se sua empresa acha que pessoas são robôs, muito obrigado mas seu emprego não me serve.

* Não faça cobranças fúteis. Achar que o fato de ter acesso a internet e a MSN faz seus funcionários não renderem é balela. Quem faz coisa particular em horário de trabalho não é um bom profissional, e isso consegue se saber sem ter q bloquear acesso a sites. Ninguém é obrigado a ser competente. Cabe a empresa se quer os competentes ou os que burlam a segurança da empresa para olhar sites de redes sociais.

* Pague meu salário em dia. É o mínimo, visto que eu entrego sempre meu serviço em dia e impecável.

* Dê condições de trabalho. Você pode cobrar que eu construa 100 prédios em um dia. Não há o menor problema, desde que existam tantos profissionais necessários para isso, desde que exista todo o material e toda a logística para isso. Se você é uma pequena empresa, saiba dar os passos na medida de suas pernas. Não exija que seus funcionários sejam seu milagre. Eles vão apenas edificar junto com você, mas as condições para isso é a empresa quem tem que criar (ou quem tem que dar poder para o funcionário criar)

* Nunca me coloque nunca função diferente da minha. Se eu sou contratado para tirar Xerox, nunca me mande para a rua vender o papel. Funcionário que é obrigado a fazer uma função que não conhece ou não gosta é um funcionário infeliz. Funcionário infeliz afunda uma empresa com sua insatisfação e reclamações exageradas e sem finalidade.

* Acredite em novas idéias. Ou pelo menos analise-as com carinho e com atenção. Achar que uma receita que deu certo há 30 anos tem que dar certo hoje em dia é furada. Recicle-se e permita seus funcionários a reciclarem também. Aceite as novas idéias. Discutam elas, aperfeiçoem, e dêem o crédito a quem merece.

* Tire o cabresto. O mercado muda toda hora, e quem tem a melhor idéia se sobressai. Comunique-se com cada funcionário. Não use intermediários. Uma empresa é um sistema central, como o do ser humano. Se uma coisa não funciona, prejudica todas as outras. E talvez, nem sempre quem deveria identificar a origem do problema está qualificado para isso.

* Nunca me prejudique. Pague os impostos devidos, nas datas certas e preste atenção aos meus dados. Não tem coisa pior do que ficar mendigando a funcionário público que você não precisa provar que é quem diz ser. SE LIGA!

* Tenha materiais de trabalho adequado. Sou designer, diretor de arte, diagramador e arte finalista. Preciso de uma boa máquina, caneta e papel, privacidade (não preciso de uma sala, mas não gosto de colega do lado dando pitaco no meu trabalho. Tenha divisórias), uma mesa com espaço e uma cadeira ergonômica. É o mínimo.

* Tenha uma pauta de trabalho. Tenho disponibilidade para horário, mas quando for trabalhar em um feriado ou fim de semana, desde que não esteja previsto em contrato, eu mereço ser avisado com no mínimo um mês de antecedência. Eu tenho uma vida após as 18:00 e antes das 8:00 da manhã.